Se você também ama unir praticidade e sabor, essa é uma dica de ouro pra você. Hora de aprender a fazer essa delícia que vai bem com tudo! Confira o vídeo e anote os ingredientes da receita de tempero caseiro com cebola e alho!
Começaremos a série de dicas do SAQ – Serviços de Auxílio aos Queridões com uma receitinha super prática e útil: tempero caseiro! Mas antes: tá perdido e sequer sabe sobre o SAQ? Já clica aqui e confira uma breve explicação.
Se você costuma cozinhar durante a semana, essa receita vai te trazer praticidade, menos bagunça e uma economia de tempo das boas! Sem falar no sabor que dará às suas receitas!
A ideia é ter na geladeira um tempero gostoso, caseiro e coringa para vários preparos, sem precisar apelar para os temperos industrializados que você sabe que faz um mal danado para a saúde. Dá pra usar no arroz, no feijão, na farofa, na sopa, em caldos, na carne bovina, aves, suínos… Enfim, no que o seu coração mandar, afinal, estamos falando de cebola, alho e sal, basicamente!
Como expliquei no post sobre o SAQ, eu adoro e preciso me virar na cozinha porque moro longe da mãezinha que cozinha para muitos de vocês que amam o É de mãezinha. Além disso, eu tenho algumas limitações com texturas de alimentos (como a cebola, por exemplo), mas adoro o sabor! Então ter esse tempero caseiro sempre prontinho me ajuda na correria dos preparos das refeições e ainda me proporciona o sabor da cebola e do alho de forma natural. Ou seja: só vantagens, né?
Então assista o vídeo abaixo, anota a receita desse tempero caseiro e faz aí também:
Ingredientes:
- 150g de cebola
- 150g de alho
- 1 colher de sopa de sal
- 1 colher de sopa de chimichurri desidratado
- 1/4 xícara de óleo
Modo de preparo:
- Descasque a cebola e corte em pedaços menores para facilitar;
- Descasque os dentes de alho;
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador. A dica é colocar o óleo antes dos demais, para ajudar a liquidificar;
- Comece a bater com a opção “pulsar” até conseguir deixar o liquidificador na potência máxima;
- Entre 1 e 2 min é tempo suficiente para triturar a cebola e o alho;
- Guarde na geladeira e use por até 1 semana.
Rendimento: cerca de 300g de tempero.
Dicas:
- A quantidade de sal informada é somente para ajudar na conservação do tempero. Ou seja, quando você for utilizar esse tempero caseiro nos seus preparos, possivelmente será necessário ajustar o sal na receita. Prefiro usar o tempero dessa forma, que me permite usar uma quantidade maior de alho e cebola, caso eu queira, sem correr risco de estragar o prato por conta da quantidade de sal;
- Você pode incrementar o seu tempero caseiro com ervas frescas ou desidratadas, por exemplo: pimenta calabresa, coentro, salsinha, cebolinha, lemon pepper, entre outros. Por aqui prefiro deixá-lo mais neutro para conseguir utilizar o tempero caseiro em mais pratos com diferentes sabores;
- Para melhor conservação, guarde o tempero caseiro em um pote de vidro higienizado e esterilizado.
Pingback: Bolinho de frango e brócolis low carb – É de mãezinha – Marmitinhas congeladas